18 de agosto de 2017

Cirurgia Bariátrica, Bypass ou Sleeve?

Uma duvida frequente para quem vai fazer a cirurgia bariátrica é a técnica utilizada no procedimento, existem diversas técnicas, e em alguns casos o médico deixa a decisão para o paciente. Meu médico quem escolheu o método utilizado na minha cirurgia, e creio que esse seja o procedimento correto, pois quem realmente entendo do assunto é ele, não eu.  Porém como alguns médicos deixam o paciente escolher, vamos falar um pouco das duas técnica mais utilizadas no Brasil para poder auxiliar nessa decisão.

Bypass gástrico (gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”)
A técnica mais utilizada no Brasil, foi desenvolvida na década de 60, tem como objetivo eliminar entre  40% a 45% do peso inicial.
 O procedimento é misto, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, promovendo o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento.
O procedimento é indicado principalmente para pacientes com problemas de diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial, ajudando a melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes, porém tem como problema a necessidade de suplementação vitamínica, que em alguns casos deve ser feita para o resto da vida. 
O vídeo a baixo mostra como é feito o procedimento (canal Dr Marcelo Falcão)



Sleeve (Gastrectomia vertical)
Esse procedimento transforma o estomago em uma espécie de tubo, com capacidade de mais ou menos 100ML. O procedimento  tem um ótimo resultado em questão da perda de peso, porém não é indicado para pessoas que tem compulsão por doces, pois esse tipo de alimento tem uma carga muito grande de calorias, então mesmo consumindo pequenas quantidades o corpo irá absorver muitas calorias.
Com o Sleeve o paciente perde de 30 a 40% do peso inicial, fazendo com que uma pessoa com 100 kg possa chegar facilmente aos 60 kg sem precisar repor vitaminas na maioria dos casos.

A baixo o vídeo que mostra como é realizada a técnica.



Essas são as técnicas mais utilizadas no Brasil, espero que tenha de alguma forma ajudado.

0 comentários :

Postar um comentário

Conte-me a sua história, deixe um comentário. Aqui as suas Opiniões e sugestões são sempre bem vindas <3

Ocorreu um erro neste gadget